segunda-feira, 27 de junho de 2011

Atravessar o mar

Muitas vezes, estamos como o povo de Israel no episódio da "travessia do mar vermelho", num deserto existencial sem saber onde encontrar uma saída, para uma situação terrível, temos medo de colocar os pés na água, os pensamentos tomam conta do nosso ser e ficam várias interrogações: Será que a água está gelada? Será que eu vou conseguir? Será que eu vou afundar? Será, será... Nesse momento parece que todas as circunstâncias gritam: "É impossível!!! Você não vai conseguir!!!", e então o desespero se apresenta a nós como "seres fracos e miseráveis", caímos num pessimismo terminal e um único pensamento assume o controle da nossa mente: "É o fim!! Derrota à vista!! Realmente não vou conseguir, eu sabia que não ia conseguir!!!". Já aconteceu isso com você?!

Pois bem, quando Moisés recebeu a ordem de tirar o seu povo do Egito, ele sabia que iria enfrentar muitos problemas e que os obstáculos seriam grandes, mas ele também sabia que o Deus que ele servia era maior que tudo. Assim, acontece conosco, recebemos uma ordem, aparentemente difícil de cumprir, temos a opção de cumprir ou não. Se a cumprirmos, alcançaremos novas conquistas, poderemos ver que mesmo sendo difícil foi possível realizá-la, nossa auto-estima ficará elevada. Mas se a não cumprirmos por medo, preguiça, falta de vontade, provaremos que somos incapazes de enfrentar os obstáculos e a nossa fé não suficiente. E agora o que fazer, cumprir ou não cumprir?


O povo de Israel já estavam totalmente condicionados a vida de escravidão no Egito. Eles se conformaram totalmente com a vida de sofrimentos, maus-tratos, frustrações, de trabalhos forçados em sua mão de obra escrava, conflitos e sem esperança. Também nos acomodamos, é cômodo deixar do jeito que está, colocamos desculpa para tudo, não admitimos que está na hora de mudar e de reagir, é fácil enxergar as falhas do outro, mas as nossas é muito difícil assumir.


Quando eles finalmente estão, liderados por Moisés, marchando para a libertação da escravidão, o inimigo entra em ação e começam os murmúrios contra Moisés, e mentes condicionadas pelo período de escravidão, manifestam-se a favor da vida escrava no Egito, do que lutar, marchando no deserto para alcançar a liberdade. É difícil de acreditar, muitas vezes lutamos, queremos e fazemos muitos planos para que algo novo aconteça, e quando estamos a um passo de conseguir, deixamos o inimigo agir, lançado a semente das dúvidas, incertezas, surgem as discórdias, os murmúrios, criticas destrutivas, fofoca, enfim tudo que nos atrapalham na travessia do mar...


Eles se revoltaram contra Moisés e falaram coisas absurdas contra Moisés, esqueceram que Moisés era um servo de Deus e que todos os seus passos eram instruídos por Deus: "(...) será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos no deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, para que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto".(Êxodo 14: 11,12). O pior é que ficamos cegos pelo ódio, ignorância, deixamos a ingratidão invadir nosso ser, somos injustos com aqueles que nos rodeiam e que nos querem bem, na cegueira não vimos a mão estendida para nos ajudas, ficamos surdos e nada que nos é dito é sequer dado ouvido e valor. Perdemos nossa voz, quando deveríamos reconhecer que erramos e falhamos, quando deveríamos ser humildes e corajosos para pedirmos perdão ou agradecer.


Infelizmente eles não tiveram discernimento, sabedoria e em nenhum momento eles pararam para pensar, “estamos finalmente livres” “conseguimos atravessar o mar”. Na verdade: Fácil é tirar você do Egito, difícil é tirar o Egito de você!!! Às vezes, não queremos mudanças em nossas vidas porque nos acomodamos as circunstâncias, e fazemos das situações do cotidiano nossa "zona de conforto". Ser livre e vencer na vida requer de nós atitudes (muitas vezes, radicais, como tirar a preguiça e termos um verdadeiro compromisso com Deus), mudanças de forma de pensar (a mania de fazer de fofocas, fazer intrigas, viver murmurando, a falta de humildade, ter inveja do próximo, ser egoísta) e até de comportamento, abandonar a passividade e ser tornar ativo. Precisamos parar de reclamar, arrumar desculpa para tudo, viver com saudades do passado, e caminhar livre para novas e significativas conquistas e marcantes vitórias.

O deserto para aquela gente era "o fim da linha", porque para os derrotados qualquer "impossibilidade" qualquer sacrifício é a confirmação de mais uma derrota, a ser contabilizada em seu histórico de vida. Mas quando se está sendo guiado por Deus, através da ação do Espírito Santo, o "deserto" “atravessar o mar” é apenas um estado intermediário, para aprendizado e preparação para o milagre que acontecerá logo em seguida. Seja qual for o seu "deserto" ou “travessia do mar”, não é "um fim" em sua vida, mas um importante estágio em sua carreira vitoriosa. "Moisés, porém respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejarás por vós, e vós vos calareis". (Êxodo 14:13,14).

Os egípcios representavam escravidão, adversidades, opressão, impossibilidades e o mal para aquele povo. Eles não tinham forças para lutar contra os egípcios, por isso se tornaram seus escravos. Muitas circunstâncias em nossas vidas, são como os egípcios, levando-nos a escravidão psicológica, a enfrentar a opressão espiritual, a vergonha moral e desafiando-nos no deserto do impossível, perseguindo-nos para decretar nosso fim, nosso fracasso, nossa derrota. Precisamos nessa situação crer e seguirmos, pela fé, a direção que Deus nos indicar, obedecendo fielmente a Palavra do Deus do impossível, e só assim veremos o verdadeiro milagre acontecer em nossa vida e mudaremos com sucesso a nossa história.

O povo de Israel passou, a seco, pelo mar vermelho, e os egípcios morreram afogados tentando atravessar o mar vermelho, exatamente como Moisés profetizou ao povo. A Palavra de Deus se cumpriu na vida daquele povo.

Assim poderá acontecer com você, vencer o "atravessar o mar" das impossibilidades por meio da fé, mediante a obediência incondicional a Palavra de Deus, libertando-se da bagagem que não agrada a Deus, deixando o Deus agir em sua vida. Não importa o quão difícil seja, ou o tamanho da força das adversidades que você tenha de enfrentar, se você verdadeiramente crer e obedecer a Palavra de Deus, o impossível tornar-se-á possível e real em sua vida, passarás a seco no mar das impossibilidades, cantando um cântico de vitórias, e todas as adversidades ficarão para trás, derrotadas pelo poder de Deus, que age poderosamente em seu favor.

E aí, vamos atravessar o mar????

Música: Antes Você Precisa Crer



É preciso molhar os pés pra que o milagre aconteça

e tocar Suas vestes pra sentir o Seu poder.

É preciso erguer bem alto o machado

pra que o sacrifício apareça,

e esperar por muitos anos até que a chuva desça.



Para atravessar o mar, coloque o pé na água.

Pra chegar ao outro lado, você precisa acreditar.

Deus quer abrir o mar para você,

mas antes, você precisa crer.



É preciso mergulhar a sétima vez

e clamar mais alto que o mundo para então voltar a ver.

É preciso crer na cruz pra tornar-se um novo ser,

esperar só mais um pouco até ver Jesus descer.



Para atravessar o mar, coloque o pé na água.

Pra chegar ao outro lado, você precisa acreditar.

Deus quer abrir o mar para você,

mas antes, você precisa crer.



Ponte: Sem fé, impossível é achegar-se a Deus. Pela fé os teus pés irão

tocar terra firme no meio do mar.



Para atravessar o mar, coloque o pé na água.

Pra chegar ao outro lado, você precisa acreditar.

Deus quer abrir o mar para você,

mas antes, você precisa crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário